Notícias

25 Janeiro 2018 • Notícias

COM AUMENTO DE 35% DE TURISTAS, SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DEMONSTRAM EFICIÊNCIA

COM AUMENTO DE 35% DE TURISTAS, SISTEMAS DE ÁGUA E ESGOTO DEMONSTRAM EFICIÊNCIA

Sistemas de água e esgoto demonstram o preparo e a eficiência para atendimento a moradores e turistas

Itapema está sendo considerada o município com maior crescimento no número de turistas em relação à temporada anterior, de acordo com levantamento do consórcio Costa Verde & Mar que reúne cidades do Litoral, de Balneário Piçarras a Bombinhas. A média do crescimento nessas cidades tem sido de 30%. Mas em Itapema a quantidade de turistas subiu 35% nessa primeira quinzena de janeiro. Mesmo com a alta demanda no consumo, os sistemas de água e esgoto demonstram o preparo e a eficiência para atendimento a todos os moradores e turistas da cidade.

Desde 2004, quando a CONASA - Águas de Itapema começou a operar no município, somaram-se investimentos que ultrapassam a R$ 140 milhões. Os recursos aplicados às necessárias e importantes melhorias nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da cidade beneficiaram Itapema com o melhor serviço de água e saneamento em Santa Catarina.

Atualmente, as Estações de Tratamento de Água em Itapema possuem capacidade para tratamento de cerca de 50 milhões de litros por dia, atendendo 100% da população urbana do município com água de qualidade. Em 2004 a vazão máxima de água era de 141 litros por segundo. Hoje é de 573 litros por segundo, com sete pontos de captação em mananciais superficiais.

Até 2004, a capacidade de reservação de água bruta do sistema de abastecimento em Itapema era de aproximadamente 350m³. A Companhia ampliou a capacidade de armazenamento para 290 milhões de litros com a implantação de duas lagoas de acumulação de água bruta.

O sistema de esgotamento sanitário abrange hoje mais de 80% da população do município - fixa e flutuante. Até 2004 não havia rede coletora, interceptores, emissários, estações elevatórias e estação de tratamento em Itapema. O esgoto gerado pelas atividades residenciais, comerciais, públicas e industriais eram lançados sem tratamento nos corpos hídricos. Foi a partir do trabalho da CONASA – Águas de Itapema que se iniciou o processo para o correto esgotamento sanitário do município, garantindo significativa melhoria na qualidade de vida dos habitantes e do meio ambiente. 

Veja também

11 Setembro 2018 • Notícias

SALTO É DESTAQUE EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

SALTO É DESTAQUE EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

Ranking de Eficiência dos Municípios, medido pelo Datafolha, atribui ao município índice de 0,971 pontos, muito acima da média nacional de 0, ...

08 Janeiro 2018 • Notícias

AUDITORIAS CREDENCIAM SANETRAT PARA ATENDIMENTO A GRANDES CORPORAÇÕES

AUDITORIAS CREDENCIAM SANETRAT PARA ATENDIMENTO A GRANDES CORPORAÇÕES

Em 2018, o laboratório de análises da Sanetrat será acreditado pelo INMETRO de acordo com a norma ISO 17.025 ...

06 Janeiro 2016 • Notícias

INFRAESTRUTURA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

INFRAESTRUTURA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Companhia amplia atuação envolvendo o segmento de energia ...