Notícias RI

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

12 de Setembro de 2018

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

Companhia foi a primeira empresa no Brasil a assinar um contrato de PPP em Iluminação Pública e Prédios Públicos

A partir da resolução da ANEEL, em 2010, que transferiu a responsabilidade das Distribuidoras de Energia de cuidar dos parques de Iluminação Pública dos Municípios para as prefeituras, a Urbeluz avança sua atuação nos contratos de Parcerias Público-Privada (PPPs) para gestão, operação e manutenção dos parques de iluminação. 

Em 2014, a Urbeluz foi a primeira empresa no Brasil a assinar um contrato de PPP em Iluminação Pública e Prédios Públicos, na cidade de São João de Meriti (RJ). Hoje, dos 10 contratos (nove vigentes) assinados em PPP de Iluminação Pública no país, a Urbeluz possuí quatro, nas cidades de São João de Meriti/RJ, Caraguatatuba/SP, Mauá/SP e Marabá/PA.

Os projetos da Conasa/Urbeluz são considerados os mais performados e operacionais em Iluminação Pública no Brasil, com o complemento de possuírem 100% de telegestão nas novas luminárias instaladas. Com a corrida dos municípios em se tornarem mais eficientes e modernos, a perspectiva é somente de crescimento.

Os avanços do setor se somam à busca de projetos voltados à construção das chamadas cidades inteligentes por meio da Iluminação Pública. Dessa forma, além da troca de 100% dos parques de iluminação para a tecnologia LED e economia de até 80% nas contas de energia, a Companhia está fomentando a implantação da comunicação entre luminárias, a telegestão, o que permite a operação das luminárias em longa distância e em tempo real. 

Os projetos se adequam às necessidades específicas de cada prefeitura como a inserção na iluminação pública de câmeras de segurança, wi-fi, sensores de presença, controle de tráfego, entre outros itens essenciais para a busca da inteligência e eficiência na gestão municipal.

Após a corrida dos municípios para se adequarem à resolução da ANEEL, uma imensa gama de prefeituras se aproxima da realidade das PPPs. No planejamento estratégico da Conasa/Urbeluz está a participação no maior número de licitações municipais com o objetivo de aumentar a sua atuação nos projetos nacionais do setor.