Notícias

10 Julho 2018 • Notícias

SALTO ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE DO PAÍS RUMO À UNIVERSALIZAÇÃO

SALTO ESTÁ ENTRE OS MUNICÍPIOS DE GRANDE PORTE DO PAÍS RUMO À UNIVERSALIZAÇÃO

Ranking, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, mede a universalização do saneamento no Brasil

A ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – apresentou no final de junho a edição 2018 do Ranking da Universalização do Saneamento, um instrumento de avaliação do setor no Brasil que apresenta o percentual da população das cidades brasileiras com acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos. Dessa maneira, permite identificar o quão próximos os municípios estão da universalização do saneamento.

Nesta edição de 2018, o ranking passa a abranger 100% do território nacional, contemplando todos os municípios brasileiros que forneceram informações ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento com referência ao ano de 2016. O ranking passa a apresentar informações de quase 2 mil municípios, o que representa 34% deles e 67% da população do país. Todas as 27 capitais estão nesta publicação.

Somente 80 municípios entre todos os avaliados estão na categoria máxima Rumo à Universalização. Entre os de grande porte (acima de 100 mil habitantes) estão apenas 29 municípios, todos nas regiões Sudeste e Sul, incluindo o município de Salto/SP.

A Conasa Sanesalto opera a concessão de tratamento de esgoto em Salto desde setembro de 2007. Nos três primeiros anos de operação, os investimentos realizados pela Companhia elevaram o nível de tratamento de esgoto no município de 19,7% para 70%, representando, já no início, um avanço altamente significativo para o saneamento básico da cidade de Salto e para a bacias do Rio Tietê e Jundiaí.

De 2010 a 2012, mais investimentos foram realizados, o que resultou na elevação do percentual do tratamento para 84% do efluente gerado. Nos últimos anos, outros investimentos garantiram a coleta e o tratamento de 96% do esgoto gerado no município, devendo atingir 98% até o final desse ano.

Os investimentos aportados pela Conasa Sanesalto na construção da Estação de Tratamento de Esgoto e de dez elevatórias na cidade já superaram R$ 75 milhões. O sistema de tratamento implantado, que hoje é terciário, atingiu todos os pré-requisitos da CETESB - Companhia de Tecnologia e Saneamento do Estado de São Paulo para o tratamento do esgoto comercial, doméstico e industrial coletado na cidade.

A Estação de Tratamento de Esgoto Santa Isabel, que atende atualmente uma população de 116 mil habitantes, está dimensionada para acompanhar o crescimento da cidade nas próximas duas décadas, garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida à população.

Veja também

02 Fevereiro 2018 • Notícias

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

ITAPEMA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES QUE MAIS GERARAM EMPREGOS EM 2017

Estudo do Instituto Trata Brasil mostra que o saneamento básico é capaz de aumentar a geração de empregos ...

20 Novembro 2017 • Notícias

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

PROJETOS DE ILUMINAÇÃO DA URBELUZ AVANÇAM PARA CONSTRUÇÃO DAS CIDADES INTELIGENTES

Companhia foi a primeira empresa no Brasil a assinar um contrato de PPP em Iluminação Pública e Prédios Públicos ...

22 Dezembro 2016 • Notícias

AÇÕES DE MELHORIAS E EXPANSÃO PREPARAM ITAPEMA PARA A TEMPORADA DE VERÃO 2016 / 2017

AÇÕES DE MELHORIAS E EXPANSÃO PREPARAM ITAPEMA PARA A TEMPORADA DE VERÃO 2016 / 2017

A Conasa Águas de Itapema realizou várias ações durante todo o ano para preparar a cidade para a temporada de verão 2016/2017 com a execuçã ...