Notícias

SALTO É DESTAQUE EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

11 de Setembro de 2018

SALTO É DESTAQUE EM SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL

Ranking de Eficiência dos Municípios, medido pelo Datafolha, atribui ao município índice de 0,971 pontos, muito acima da média nacional de 0,567

O ranking de Eficiência Municipal divulgado no dia 31 de agosto pelo jornal Folha de São Paulo avaliou a cidade de Salto como eficiente no setor de sa­neamento com a nota 0,971, sendo que a média nacional foi de 0,567 pontos. Os indicadores da pesquisa de coleta de lixo domiciliar – 99% das residências atendidas - e coleta e tratamento de esgoto – abrangência de 94% do município – atestaram o diferencial da cidade no setor.

A pesquisa inédita lançada pelo jornal em conjunto com o Datafolha mostra quais prefeituras entregam mais serviços básicos à população usando menor volume de recursos financeiros, levando em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios, ou 95% do total de 5.569.

Em Salto, a gestão do tratamento do esgoto é realizada pela Conasa Sanesalto desde 2007 quando o serviço ainda não existia. A cidade conta hoje com o sistema de pós-tratamento do esgoto que permite a devolução da água ao corpo hídrico com aumento significativo de eficiência na remoção da carga orgânica do efluente tratado.