Notícias

OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA COLETA DE ESGOTO EM ITAPEMA INICIAM PELO JARDIM PRAIAMAR

09 de Abril de 2019

OBRAS DE AMPLIAÇÃO DA COLETA DE ESGOTO EM ITAPEMA INICIAM PELO JARDIM PRAIAMAR

Conasa Águas de Itapema apresentou detalhes do investimento em reunião com representantes da associação do bairro

O anúncio da expansão da rede coletora de esgoto para os bairros Jardim Praia Mar e Morretes trouxe otimismo e motivação para os moradores de todo o entorno. Na semana passada, integrantes da Associação de Moradores do Jardim Praia Mar estiveram reunidos com a equipe da Conasa Águas de Itapema para conhecerem detalhes dos investimentos no bairro e os benefícios que a coleta e o tratamento trarão para o meio ambiente e para qualidade de vida das pessoas.

“Ao despoluir, o saneamento básico traz impacto direto na melhoria da saúde pública e benefícios econômicos e sociais fundamentais para o desenvolvimento das localidades. Iniciamos as obras de expansão pelo Jardim Praia Mar no mês de março e vamos avançando até o Morretes. Em 12 meses deveremos concluir 37 km de rede coletora. E assim que estiver liberada a conexão dos imóveis à rede, Itapema terá 90% do esgoto tratado e estará entre as cidades brasileiras com o maior índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto no País”, afirmou Eduardo Vergutz, superintendente de Águas de Itapema.

Para a vice-presidente da Associação de Moradores Jardim Praiamar, Jaqueline Pacheco, os transtornos inerentes à obra serão superados pelo otimismo de toda a comunidade com os resultados que serão alcançados e com os avanços na qualidade de vida dos moradores. “O bairro sofre com as fortes chuvas e com a influência da maré. Quando isso acontece, as fossas esgotam e as casas ficam alagadas. Ficamos muito felizes com esta conquista e só temos a comemorar”, destacou.

Parceria com a comunidade

A Conasa Águas de Itapema também anunciou parceria com a comunidade do bairro Jardim Praiamar para a viabilização do projeto da horta comunitária Praia Verde. A Companhia irá realizar o aterro do terreno na Rua 466, doado pela moradora Norma Ceratti, para que seja realizado o plantio das mudas. “Apresentamos o projeto à Conasa e a empresa se propôs, imediatamente, a colaborar para que possamos fazer deste sonho, uma realidade”, conta Jaqueline Pacheco.

A iniciativa da horta comunitária que já foi citada no programa Bem-Estar, da Rede Globo, conta com a colaboração de mais de 100 pessoas que estão realizando compostagens em casa com a orientação de estagiários dos cursos de Engenharia Agronômica e Nutrição da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Os estagiários também darão o suporte para a expansão do projeto. Toda a plantação receberá adubo orgânico.