Notícias

ITAPEMA RECEBEU EM 2019 UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO DE SANTA CATARINA

24 de Janeiro de 2020

ITAPEMA RECEBEU EM 2019 UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS EM SANEAMENTO DE SANTA CATARINA

Com a emissão de debêntures de R$100 milhões, obras da Conasa Águas de Itapema ampliaram resevação e produção água tratada, coleta e tratamento de esgoto

Durante o ano de 2019, a Conasa Águas de Itapema realizou na cidade um dos investimentos mais significativos em saneamento básico no Estado de Santa Catarina. Após a captação de 100 milhões de reais com a emissão de debentures incentivadas da Companhia Águas de Itapema, a empresa realizou obras nos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto que tornarão o município referência nacional.

A capacidade de produção de água tratada foi ampliada em mais 125 litros por segundo com a construção de mais uma estação de tratamento, permitindo que Itapema alcance a produção de 700 litros por segundo. A reservação de água bruta em lagoas atingiu 500 milhões de litros, 210 milhões de litros a mais do que em 2018.

O sistema de distribuição de água também foi amplificado com a implantação de novas adutoras em vários bairros da cidade, trazendo melhorias no fornecimento de água para evitar as baixas pressões em épocas de alto consumo. Micros e macros medidores para controle e diminuição do índice de perdas na distribuição da água foram instalados, e mais de 11 mil hidrômetros substituídos por modelos mais precisos, o que corresponde a 75% das ligações de água do município. 

A coleta de esgoto está sendo significativamente ampliada com a construção de mais 37 quilômetros de rede coletora, abrangendo os bairros Jardim Praia Mar e Morretes. Em 2019, 33 quilômetros ficaram prontos e o restante está sendo finalizado nesses primeiros meses de 2020. Com as entregas de Estações Elevatórias, os imóveis dos dois bairros começaram a ser liberados para a conexão às redes coletoras, o que fará com que Itapema avance em 2020 dos atuais 74% para 90% em tratamento de esgoto, posicionando-se na elite das cidades brasileiras.

A Estação de Tratamento de Esgoto Morretes também está sendo ampliada e ganhará novas tecnologias até abril de 2020, o que elevará a capacidade atual de tratamento de 250 litros por segundo para 450 litros por segundo, e já contará com infraestrutura preparada para as futuras expansões que atendam ao crescimento do município.

Outros investimentos envolveram o Centro de Controle Operacional (CCO) com a instalação de novas tecnologias que permitem a operação das unidades remotamente, trazendo mais segurança e agilidade em todo o processo de distribuição de água e de tratamento de esgoto em Itapema.