Notícias

INVESTIMENTOS GARANTIRAM TRANQUILIDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO

14 de Janeiro de 2021

INVESTIMENTOS GARANTIRAM TRANQUILIDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA E TRATAMENTO DE ESGOTO

Ampliações, obras e tecnologia em saneamento básico realizados pela Conasa diferenciam Itapema no país

Os investimentos realizados pela Conasa em Itapema vêm continuamente preparando a cidade para ser referência no saneamento básico no Brasil. Na virada do ano para 2021, período de maior consumo, não foram registradas falta de água no abastecimento de todo o município.

A ampliação da adutora na Marginal Oeste, que beneficiou as regiões mais altas dos bairros Alto São Bento, Várzea, Sertãozinho, Casa Branca, Canto da Praia e Centro, e a instalação de nova adutora de 3,5 quilômetros margeando a Rodovia BR 101 para atender especificamente o bairro Ilhota, carente de recursos hídricos, trouxeram estabilidade no abastecimento e tranquilidade para moradores e turistas.

A Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Morretes, teve a capacidade de produção de água tratada ampliada em 125 litros por segundo em 2020, elevando a vazão de produção atual da cidade para 688 litros por segundo.

A Conasa Águas de Itapema também investiu em capacidade de reservação de água, com a expansão de 50% da Lagoa de Captação de água bruta, localizada no bairro Sertão do Trombudo. Os investimentos ampliaram a reservação para mais de 500 mil metros cúbicos de água, garantindo o abastecimento continuo em épocas de consumo elevado e escassez hídrica, como ocorre nas temporadas de verão.

Meio ambiente e qualidade de vida

O crescimento da infraestrutura do saneamento básico em Itapema acompanha a expansão do município e garante qualidade de vida para população e turistas. A ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto está focado na promoção da saúde e qualidade de vida da população, e na proteção ao meio ambiente.

Recentemente foram implantados 37 quilômetros de redes coletoras de esgoto nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar. O sistema está em pleno funcionamento, com a população orientada e autorizada a realizar a ligação das casas à rede coletora.  Os bairros Meia Praia e Centro também foram beneficiados com melhorias nas redes coletoras de esgoto.

A Concessionária realizou investimentos ainda na ampliação e implantação de novas tecnologias na Estação de Tratamento de Esgoto Morretes, garantindo a coleta e o tratamento de esgoto em praticamente 90% da cidade, índice que posiciona Itapema com grande diferencial no país.

Outros investimentos em tecnologia de ponta modernizaram o Centro de Controle Operacional, sendo possível hoje supervisionar e controlar os sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município em tempo real. O sistema também possui inteligência para operar automaticamente, otimizando a operação.