Notícias

EVENTO COMEMORA A REALIZAÇÃO DE 100% DO CONTRATO DE PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM CARAGUATATUBA

22 de Março de 2019

EVENTO COMEMORA A REALIZAÇÃO DE 100% DO CONTRATO DE PPP DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM CARAGUATATUBA

Com a presença de autoridades, lideranças e formadores de opinião, encontro foi realizado no Teatro Mário Covas na noite de 21 de março

Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, se posiciona como um exemplo para o Brasil em relação ao êxito da Parceria-Público-Privada de Iluminação Pública que realizou 100% dos investimentos previstos nos três primeiros anos de contrato, somando 20,8 mil pontos de luminárias LED instalados em todos os bairros da cidade. Neste período, a cidade ganhou também quase 3 mil novos pontos de luz.

Nos próximos dois anos, a concessionária Caraguá Luz, que tem como sócios investidores a Conasa Infraestrutura, por meio da Urbeluz Energética, e Fortnort Engenharia e Desenvolvimento Ambiental, irá instalar mais 6 mil luminárias LED, privilegiando pontos não previstos no contrato inicial, e fazendo com que a cidade atinja 100% do parque luminotécnico com tecnologia LED até 2021.

E até julho de 2019 todas luminárias LED serão monitoradas e comandadas a partir de um sistema de telegestão, o qual permitirá a instalação de novos aplicativos para se chegar a uma cidade inteligente.

”Caraguatatuba está entrando em uma nova era, aquela que faz a mudança da cidade de hoje para a cidade do futuro. A iluminação LED é a base para a inovação e a implantação de sistemas inteligentes e interconectados em diferentes áreas como mobilidade, segurança, gestão de resíduos, saneamento básico, entre muitos outros serviços de atendimento à qualidade de vida da população. Hoje, Caraguatatuba é destaque no Brasil”, afirmou Mário Vieira Marcondes Neto, presidente do Grupo Conasa.

O prefeito municipal José Pereira de Aguilar Júnior ressaltou o seu desafio de tornar Caraguatatuba a primeira cidade com 100% de iluminação LED. “Sempre tive o desejo de tornar o município uma cidade inteligente e vamos conseguir, com esta parceria, melhorar a cada dia. O contrato de PPP previa redução de 30% no consumo de energia e atingimos cerca de 65%, o que mostra a importância do trabalho que estamos construindo”, ressaltou.

O diretor da Caraguá Luz, Pedro Iacovino, destacou o uso de tecnologia importada para a iluminação LED em Caraguatatuba, o que trouxe ainda mais qualidade para a iluminação pública. “Trabalhamos com elevados padrões de tecnologia, trazendo soluções reconhecidas no mercado internacional para Caraguatatuba. Realizamos ainda um trabalho importante de cartografia com o georeferenciamento de todos os postes de luz, o que permite avançarmos para a implantação de serviços de segurança e inteligência”, afirmou.

O evento realizou ainda o lançamento do projeto piloto de videomonitoramento por meio da parceria da Caraguá Luz com a NEC Corporation, reconhecida mundialmente. Pelo projeto serão instaladas 10 câmaras de monitoramento de alta resolução nos postes de iluminação e em pontos de grande concentração de pessoas e veículos. A iniciativa é pioneira no Brasil em monitoramento de segurança pública por meio de câmeras de alta resolução em postes de iluminação. O objetivo é auxiliar na segurança pública, trânsito, monitoramento de veículos, reconhecimento facial e produção de dados analíticos.

O encontro foi finalizado com a palestra do arquiteto e urbanista Nabil Georges Bonduki, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP com experiência na área de Habitação, Planejamento Urbano e Regional, História Urbana e Meio Ambiente, sobre a temática “Iluminando o Futuro das Cidades”. Segundo ele, o futuro da humanidade são as cidades. “Estamos em um enorme processo de urbanização acontecendo no mundo nos próximos anos e décadas. Precisamos ter uma relação de sustentabilidade devido a aceleração do crescimento da população. Por isso, o desafio para quem tem que gerir as cidades é grande, e as PPPs podem ser instrumento muito importante para todo o investimento necessário. Contudo, é preciso saber o que queremos alcançar e o monitorar as ações porque o interesse público deve sempre prevalecer”, disse.