Notícias

22 Agosto 2016 • Notícias

CONASA SANESALTO INAUGURA ESTRUTURA PARA TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA DO EFLUENTE

CONASA SANESALTO INAUGURA ESTRUTURA PARA TRATAMENTO DE EXCELÊNCIA DO EFLUENTE

Novo sistema de pós-tratamento foi apresentado à autoridades e lideranças locais na sexta-feira, 19 de agosto, na ETE Santa Isabel

Com investimentos que superam R$ 13 milhões, a Conasa Sanesalto apresentou à autoridades e lideranças locais, no dia 19 de agosto, os novos tanques de pós-tratamento do esgoto que permitirão à devolução de água ao Rio Tietê com aumento significativo de eficiência na remoção da carga orgânica do efluente tratado. As obras envolveram a implantação de um novo sistema de lodos ativados, composto por Tanque de Aeração e Decantador Secundário, que atuarão em paralelo com os atuais filtros anaeróbicos.

A expectativa, segundo o superintendente de operações, André Velloso, é a realização de um tratamento de excelência que resulte em 95% de eficiência na remoção da carga orgânica agregada ao efluente. “Trata-se de um dos processos de tratamento de esgoto mais confiáveis e aplicados ao redor do mundo”, afirmou.

Para o Secretário do Meio Ambiente, João de Conti Neto, além de alcançar um tratamento que possibilita a devolução ao meio ambiente de água com alto nível de eficiência na remoção da carga orgânica, os novos investimentos possibilitam que, no futuro, o efluente possa ser utilizado como água de reuso para atividades industriais, por exemplo. “Ficamos muito felizes com esse investimento e com a qualidade da obra que trará resultados significativos para a população de Salto”, ressaltou.

O Diretor da Cetesb de Jundiaí, Domênico Tremarolli, salientou que com esse investimento, Salto ultrapassa os índices legais exigidos para a boa performance do saneamento básico municipal, operando com conforto e segurança. “Salto é um exemplo na área de tratamento do esgoto que merece ser seguido. Se quiserem saber onde se trata bem o esgoto, é preciso vir conhecer a estrutura do município. É, sem dúvida, uma referência para o Brasil”, alertou.

O Superintendente da SAAE, Paulo Takeyama, ressaltou o alto nível de excelência a ser alcançado com a nova estrutura inaugurada na ETE Santa Isabel. “É um presente para a população de Salto que mostra que o município trata bem o seu efluente, retornando-o ao rio em condições apropriadas para o equilíbrio da natureza”, destacou.

Dalto Favero Brochi, diretor geral da ARES-PCJ - Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, situa que o tratamento de efluentes é o último estágio da prestação dos serviços de saneamento básico. “É o passo fundamental para fechar este ciclo de maneira saudável e exemplar. Quanto mais eficiente for a implantação dessa nova fase do sistema de tratamento de esgotos em Salto, maiores serão os benefícios ao meio ambiente e à saúde da população que terá ampliada a sua qualidade de vida. Parabenizamos a Conasa Sanesalto por mais esse desafio vencido", salientou Brochi.

Sobre a CONASA Sanesalto

A SANESALTO opera a concessão de tratamento de esgoto em Salto/ SP desde setembro de 2007.

Nos três primeiros anos de operação, os investimentos realizados pela Companhia elevaram o nível de tratamento de esgoto no município de 19,7% para 70%, representando, já no início, um avanço altamente significativo para o saneamento básico da cidade de Salto e para a bacias do Rio Tietê e Jundiaí. De 2010 a 2012, mais investimentos foram realizados, o que resultou na elevação do percentual do tratamento para 84% do efluente gerado. Nos últimos anos, outros investimentos garantiram a coleta e o tratamento de 96% do esgoto gerado no município. A Companhia está certificada pelos Sistemas de Gestão ISO 9.001 e ISO 14.001.

Veja também

01 Novembro 2015 • Dicas

VELOCIDADE NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS

VELOCIDADE NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Em maio de 2015 a CONASA Sanetrat recebeu cerca de 4.300 m3 de resíduos de banheiro químico proveniente de uma das maiores festas eletrônicas r ...

19 Outubro 2018 • Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA RECEBE ESTUDANTES DA UFSC

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA RECEBE ESTUDANTES DA UFSC

Universitários visitam sistemas de abastecimento de água em Itapema ...

29 Novembro 2018 • Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA RECEBE PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO BÁSICO

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA RECEBE PRÊMIO NACIONAL DE QUALIDADE EM SANEAMENTO BÁSICO

Em evento no Rio de Janeiro, Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental reconheceu boas práticas de 54 companhias públicas e p ...