Notícias

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA PARTICIPA DE MISSÃO INTERNACIONAL

19 de Junho de 2018

CONASA ÁGUAS DE ITAPEMA PARTICIPA DE MISSÃO INTERNACIONAL

Companhia integrou grupo convidado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

 

A Conasa Águas de Itapema foi convidada a integrar uma Missão de Estudos ao Exterior, organizada pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, como extensão à premiação recebida pela Companhia no final 2017. A empresa foi a única do setor privado a receber o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento, posicionando-se entre as 20 melhores empresas em gestão no saneamento ambiental no país.

A Missão foi realizada na Califórnia (EUA), no início de junho. São Francisco foi o case escolhido para as visitas técnicas por ser considerado um exemplo no enfrentamento de colapsos do sistema hídrico e ainda um difícil sistema de gerenciamento de água devido à dificuldade com a captação e distribuição de água potável. O objetivo foi conhecer de perto os investimentos e as soluções encontradas para a distribuição adequada de água.

A programação contou com a visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Daly City e à Estação de Tratamento Oceanside, e com a apresentação do Projeto de Reúso da Água que transforma esgoto em água potável para uso em diferentes destinos. A tecnologia é considerada alternativa internacional para predominância de estiagens.

Os participantes estiveram também no Centro Avançado de Purificação de Água do Vale do Silício e na Universidade de Stanford, onde foram apresentadas as mais modernas tecnologias para tratamento da água. O encerramento da Missão contou com reunião com empresas americanas do setor. O grupo participou ainda de uma atividade na cidade de Sacramento, no Centro de Controle de Recursos Hídricos do Estado da Califórnia – para aprofundar assuntos como regulação, reúso da água e impacto das mudanças climáticas.

“As visitas foram de grande importância para aprimorar conhecimentos e observar as aplicações das soluções e o alcance dos resultados em nível internacional. Nos certificarmos também de que estamos no caminho certo em relação ao trabalho que realizamos na Conasa Águas de Itapema, premiada pela qualidade no saneamento”, avalia Eduardo Vergutz, superintendente da Companhia e representante da empresa na Missão Internacional.