Na Midia

14 Abril 2016 • Midia

Conferência discute água, desenvolvimento e futuro

Conferência discute água, desenvolvimento e futuro

Jornal A Hora de Itapema | 07 de março de 2016 | página 8 e 9

CONFERÊNCIA DISCUTE ÁGUA, DESENVOLVIMENTO E FUTURO

A Conasa Águas de Itapema promove o evento nos dias 22 e 23 e reunirá palestrantes renomados na área. A participação é aberta a comunidade, com inscrições são gratuitas e limitadas

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Agua, a CONASA Aguas de Itapema realiza, nos dias 22 e 23 de marco, a 2ª Conferência CONASA para discutir "Água, Desenvolvimento e Futuro”, no Plaza Itapema Resort. 0 evento pretende reunir lideranças e comunidade para discutir temas relevantes para a qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. A abertura do evento, no dia 22 de marco, as 19h30, será comandada pelo médico e ex-secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Luiz Eduardo Cheida. Premiado pela ONU por seus projetos ambientais, Cheida e membro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. As 20h30 acontece a palestra inaugural com PhD em Economia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, Eduardo Giannetti. Ele vai abordar, o tema central da Conferencia: "Agua, desenvolvimento e futuro". Ao longo da sua carreira, o professor Giannetti vem fazendo contribuições importantes ao pensamento econômico brasileiro com vários livros sendo repercutidos além dos círculos acadêmicos. Na manhã do dia 23, as 9 horas, o escritor, jornalista e ex-deputado federal pelo Rio de Janeiro, Fernando Gabeira, aborda o tema "Brasil das Aguas". Sua atuação política e jornalística foi marcante em diversos fatos importantes da vida nacional, particularmente os ligados a questão ambiental. Em 1988, Gabeira lançou o livro Greenpeace: Verde Guerrilha da Paz, uma reportagem-ensaio que apresentou ao Brasil a filosofia e os bastidores da maior organização ecologista do mundo. No período da tarde, a partir das 14 horas, a Conferencia sedia uma Mesa Redonda sobre a tem& tica "Como será o amanhã". Os debates contarão com a mediação de Luiz Eduardo Cheida e participação de representantes da Conasa e das biólogas e professoras da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) Camila Burigo e Katia Naomi Kuroshima. As inscrições para participação no evento já estão abertas, são gratuitas, mas limitadas, e devem ser feitas previamente pelo site www.conferenciaconasa.com.br.

ONDE: PLAZA RESORT ITAPEMA QUANDO: 22 E 23 DE MARCO COMO SE INSCREVER: WWW.CONFERENCIACONASA.COM.BR CUSTO: GRATUITO, MAS COM VAGAS LIMITADAS

 

EDUARDO GIANNETTI

Nascido em Belo Horizonte, é economista formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Doutorado em economia pela Universidade de Cambridge, onde foi professor entre 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Lecionou na FEA/USP. Atualmente e professor integral no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), conhecido anteriormente como, Ibmec São Paulo. E autor de diversos livros e artigos, tendo ganhado dois prêmios Jabuti: em 1994, com o livro Vícios privados, benefícios públicos? (Cia. das Letras, 1993) e, em 1995, com As partes & o todo (Siciliano, 1995). Atualmente leciona no Insper. Ele vai abordar o tema central da Conferência: "Agua, desenvolvimento e futuro", as 20h30 do dia 22.

 

FERNANDO PAULO GABEIRA

E mineiro de Juiz de Fora, jornalista, escritor e político. E conhecido pela sua atuação no Partido Verde brasileiro (do qual a membro-fundador), defendendo posições polêmicas em questões consideradas come tabus na cultura política brasileira (come a profissionalização da prostituição, o casamento homossexual e a descriminalização da maconha). E conhecido também por ter participado da luta armada contra a ditadura come militante do Movimento Revolucionário Oito de Outubro, que tentava instaurar o socialismo no Brasil. Após 1985, Fernando Gabeira passou a apoiar as causas dos direitos das minorias e do meio ambiente. Gabeira fala na manhã do dia 23, as 9 horas, onde aborda o tema "Brasil das Aguas".

 

LUIZ EDUARDO CHEIDA

Luiz Eduardo Cheida e medico, ambientalista e político. Já foi prefeito de Londrina e Secretario Estadual de Meio Ambiente do Paraná. Aos 19 anos iniciou o curso de medicina na Universidade Estadual de Londrina. Líder estudantil, presidiu o Diretório Acadêmico de Medicina e participou da luta pela reestruturação da UNE. Teve ativa participação na campanha pela anistia, na campanha pelas eleições presidenciais (Diretas-J6), e nas campanhas pela instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte, na época da ditadura militar. Foi vereador no município de Londrina entre 1989 e 1992, sendo eleito, em seguida, para o cargo de prefeito. Posteriormente, foi secretário municipal e estadual de meio ambiente. Atualmente exerce o cargo de deputado estadual do estado do Paraná. Ele abre o evento no dia 22 de margo, as 19h30.

Veja também

13 Janeiro 2016 • Midia

Águas de Itapema se prepara para mais uma temporada de verão

Águas de Itapema se prepara para mais uma temporada de verão

A Hora de Itapema, 15/12/2015, pg 06 ...

14 Abril 2016 • Midia

2ª Conferência Conasa - Água, Desenvolvimento e Futuro - parte 1

2ª Conferência Conasa - Água, Desenvolvimento e Futuro - parte 1

Jornal Correio do Município | 25 de março de 2016 ...

13 Janeiro 2016 • Midia

Itapema aumentou capacidade do reservatório para evitar falta d'água

Itapema aumentou capacidade do reservatório para evitar falta d'água

A capacidade de bombeamento na estação de tratamento do bairro Morretes foi aumentada ...

14 Abril 2016 • Midia

Conasa realiza conferência com Giannetti e Gabeira para discutir “Água, Desenvolvimento e Futuro"

Conasa realiza conferência com Giannetti e Gabeira para discutir “Água, Desenvolvimento e Futuro

Jornal A Hora de Itapema | 29 de março de 2016 ...